23/04/09

Postas de Pescada - Máquinas de lavar

As maquinas de lavar loiça têm como função fazer o mesmo trabalho do lavador de pratos, mas com menos "esfrega-esfrega" e mais lubrificante. Todos sabemos que os lavadores de pratos de tanto esfregarem ganhavam outras capacidades como por exemplo, um jeito especial para massajar ou para limpar moveis. As máquinas de lavar, alem de terem morto este emprego, tornam a lavagem de loiça muito menos carinhosa, destruindo assim a relação entre a loiça e o lavador. Agora é só por tudo lá para dentro à bruta (ou não tanto, que a loiça é frágil), carregar no botão e esperar que o trabalho se faça por si mesmo. É claro que as coisas não acontecem exactamente assim e que o trabalho fica sempre com imperfeições. Há sítios que são negligenciados, pontos recônditos que precisam de tratamento personalizado e que lhes dêem atenção só para eles.

A máquina de lavar roupa tem mais alguns pontos bons que a máquina de lavar loiça, pois o acto de passar o sabão, esfregar, etc fazia as lavadeiras ficarem com as mãos mãos ásperas e desagradáveis. Visto que agora já não é preciso fazer isso, podemos desfrutar de lavadeiras com mãos muito mais suaves. A lavagem mecânica tem no entanto as desvantagens especificas. Agora têm que separar as roupas, bancas para um lado, pretas para o outro, deixou de haver misturas como se antigamente. E não se pode esquecer que mesmo depois do trabalho estar feito a roupa precisa que lhe dêem atenção e carinho; que a estiquem e ponham secar, que a passem a ferro para tirar possíveis marcas e que a arrumem para uso futuro. No entanto todas estas desvantagens são praticamente anuladas, pois quando se fala da máquina de lavar roupa, a maravilha final é a própria máquina. Ao que parece, existem pessoas que lhe uma outra tarefa, a de "acessório lúdico"para gente crescida.


*Eu sei que o post está muito fraquinho, mas não há muito que possa fazer quanto a isso*

01/04/09

Save The Murlocs

O post que se segue tem como objectivo sensibilizar as pessoas para um problema dos nosso dias que é conhecido por poucos devido a pressões feitas a nível dos média.

"Save The Murlocs" tem como objectivo salvar uma espécie exótica em perigo, devido à chacina da qual é alvo. Sendo das espécies mais peculiares que se conhecem, os "Murlocs" (os seres são de origem americana, e o nome não tem tradução ainda para português) apresentam características únicas. São anfíbios para os quais a diferença noite/dia parece ter pouca importância, pois é possível encontrar destes animais activo nas duas metades do dia. São quadrupes, mas quando em fuga assumem postura bipede. A apresentam curiosas "deformações" ao nível das costelas, fazendo com que parte destas pareça projectar-se para forma do corpo. A pele é de cores vivas, e são também a única espécie conhecida de anfíbios de água salgada. Isto leva os especialistas a crer que estes seres são deveras antigos. São quase tão inteligentes como mamíferos, e vivem em comunidades de 20 a 50 indivíduos. Habitam zonas próximas da praia, e moldam o habitat que os rodeia, sendo que se pode observar construções rudimentares em alguns casos que servem como abrigo aos elementos. O regime alimentar é à base de peixe, mas por vezes é possível encontrar populações que também comam carne, nomeadamente as que vivem mais afastadas do mar.

Foram descobertos à relativamente pouco tempo o que seria de estranhar, não fosse o facto de que, ao que parece, eles anteriormente passarem muito mais tempos em mar do que em terra firme, e quando vinham a esta, era em zonas de falésias de difícil acesso. Talvez a sua inteligência rudimentar os tenha salvo de serem pescados, ou, devido à sua longa existência tenham aprendido a evitar os dispositivos de pesca humana. Há que notar que o homem começou a exercer esta actividade no mar após a fase de caçador-recolector, e que temos poucos testemunhos desta época, pois foi uma altura de transição, na qual o homem fundou aldeias, e por isso deixou de marcar as cavernas com cenas de caça. É por isso que cientistas acreditam que talvez tenha sido durante esta época que os Murlocs tenham prendido a evitar os diferentes dispositivos de pesca humanos, sendo que posteriormente, devido à sua inteligência tenham acompanhado evolução destes. O motivo pelo qual apenas há tão pouco tempo ele tenham saído das águas do mar por períodos tão longos permanece um mistério, se bem que o aquecimento global seja apontado como causa provável. Terem saído da água há tão pouco tempo também pode explicar o motivo pelo qual vivem em grupos pequenos. Visto que são relativamente grandes (chegam aproximadamente à cintura de um homem quando adultos) não podiam viver em cardumes de grandes dimensões, pois encontrar alimento tornar-se-ia difícil.

Tão exóticas criaturas obviamente que atraíram o olhar humano. Quando forma descobertos primeiro, ouve quem tentasse fazer deles animais de estimação, mas a sua agressividade natural, combinada com a sua inteligência, tornaram-no impossível. Por outro lado, este dois factores tornam-nos das espécies que ao que parece dá mais prazer caçar. Caça-los, no entanto, pode ser perigoso se não forem tomadas as devidas precauções. Visto que são seres gregários, se algum dele for caçado num local onde outros estejam próximos existem grandes probabilidades de outros da sua espécie virem prestar-lhe auxilio.

Concluindo, os Murlocs são espécies fascinantes que deveriam contar com todo o nosso apoio, e a comunidade internacional devia tomar posição, caso contrario pode perder-se uma espécie que nos podia dar informações muito importantes sobre o passado.

O site da petição para salvar os murlocs (não custa nada assinar, e é a melhor maneira de contribuir para esta causa): aqui

O site oficial da iniciativa: e aqui