02/04/11

Sentidos

Um gajo não tem nada que fazer, mete-se a pensar nas coisas, e depois sai-se com isto.

Os sentidos são umas coisas muito giras, que nos permitem conhecer o mundo que nos rodeia. O meu primeiro pensamento foi que eles trabalhassem aos pares. A visão e a audição trabalhariam juntos, e o paladar e o olfacto também. Mas então e o tacto?

Isto levou-me ao próximo pensamento. Eles não funcionam como pares, mas sim em ciclo, cada um suportando o outro, adicionando mais informação, fazendo com que o mundo tivesse sentido. No ciclo, eles forma uma relação forte com o sentido que vem antes e o que vem depois. Eu queria por aqui uma imagem toda bonita do ciclo que desenhei num post-it, mas dava muito trabalho, por isso fica só por escrito:


Então, começando pelo olfacto; este é complementado pelo paladar. Por algum motivo há cheiros que nos fazem crescer água na boca, e outros que nos dão a volta ao estômago. Se nos cheira bem, vamos querer provar, dar uma valente lambidela no que quer que estimule este sentido. A excepção óbvia são os gelados, que embora sem cheiro também levam valentes lambidelas.

O paladar é complementado pelo tacto. Um sabor vem sempre acompanhado por uma textura, é por isso que são tantas vezes associados. Um chocolate que se derrete na boca, uma maçã crocante,etc. Sem as texturas, os sabores seriam muito menos intensos. Pensem só naquilo que se perdia, se se metesse a boca em qualquer coisa suculenta (um pedaço de carne, ou uma laranja, por exemplo) e não se sentisse absolutamente nada?!

O tacto é complementado pela visão. Nos conseguimos fazer uma boa imagem de alguma coisa só pelo tacto, e é por este que nos orientamos no escuro. No entanto, o tacto não é o suficiente para nos dar uma imagem completa do mundo. Para perceber a cor, a visão é indispensável. Só pelo tacto, uma pessoa vai lá, mas estar a ver no que se toca é outra coisa.

E a visão é complementada pela audição. A visão tem uma amplitude limitada, não conseguimos ver para trás da nossa cabeça, nem através das paredes. Mas conseguimos ouvir, de onde quer que venha o som. E isso permite-nos ter uma vaga ideia do que nos rodeia, mesmo que não o consigamos ver ou tocar. Além de que, o som dá uma dimensão diferente às coisas, e como já disse, dá para saber o que está a acontecer mesmo sem estar a olhar.

Finalmente, a audição é complementada pelo olfacto. Uma pessoa não ouve a comida, mas sabe que ela está lá pelo cheiro. O cheiro por vezes chega-nos antes do som, e embora o olfacto esteja na maioria das pessoas subdesenvolvido, é também importante para no apercebermos melhor do mundo.

Pronto, já esta. E, maravilha das maravilhas, o post não serve para nada, e é (relativamente) perv ^^ as saudades que eu tinha de algo assim.