19/02/09

Dentes.

Venho desta vez apresentar-vos um tópico dedicado à saúde. Um assunto de extrema importância que por vezes é descurado, levando à abertura de novos buracos no corpo e ao alargamento dos já existentes. Sendo que, para evitar estes desagradáveis acontecimentos que vou explicar o acto de lavar os dentes, desde o momento em que se compra a escova, até ao ponto em que para se tirar toda aquela espuma da boca tem que se bochechar com água.

Passo 1: Escolher a escova. Este é um momento tenso e propenso a muitas duvidas. A escova tem que ser adequada, pois cada boca é diferente. Não se pode usar uma escova muito dura se a pessoa tiver gengivas mimosas, mas uma muito mole também não vai ter um desempenho tão bom. No entanto, os problemas de dureza podem ser facilmente corrigidos ajustando o vigor com que se faz os movimentos de pulso.
Concluindo, a escolha da escova é importante e só com experiência se consegue chegar ao supermercado e dizer imediatamente ''é aquela'', pois há muitos factores que variam de pessoa para pessoa.


Passo 2: A escolha da pasta. Quase tão importante como a escova é a pasta. As pastas de dentes existem sob diversas formas e para diversos tipos de dentes, umas servem para branquear os dentes, outras servem para os tornar mais fortes, outras ainda para lhes tirar a sensibilidade, etc; a lista é interminável. Tal como nas escovas, apenas com experiência se consegue encontrar a pasta que melhor se nos adapta. Mais uma vez os gostos variam, alguns gostam delas simples, outros às cores; uns apreciam uma que lhes dê muita espuma, outros preferem uma que lhes dê menos. Como tal, tem que se experimentar por diversas vezes até se ter a certeza do que se quer.

Passo 3: Por a pasta na escova. Este é provavelmente o passo mais fácil. Basicamente, tira-se a tampa à pasta, agarra-se a escova numa posição próxima da boca da pasta, e faz-se pressão até esta sair. A quantidade é importante. Se se tirar demasiada vai originar muita espuma e há o risco de uma pessoa se engasgar com aquilo, no entanto, se não for suficiente, vai causar atritos entre a escova e a gengiva e pode levar a dor e a algum sangramento.

Passo 4: Movimentar a escova dentro da boca. Os dentistas aconselham movimentos vigorosos, e como cuidado de percorrer todos os dentes, por todos os lados possíveis. Na minha opinião, e como já disse anteriormente, deve-se ajustar o vigor à rigidez da escova e à sensibilidade da pessoa. De qualquer forma, numa coisa os especialistas têm razão, os dentes têm que ser lavados por todos os lado e com eficiência. Vou passar a explicar como se deve processar cada uma das fazes:

4.1: Pela frente: Pela frente é muito importante, pois é pela frente (leia-se sorriso) que causamos uma primeira impressão. Essa impressão pode ser melhor ou pior, tendo muito a ver com o aspecto. Por isso, ter dentes brancos é muito importante. Pela frente dá algum trabalho, pois tem que se adoptar muitas posições (com a escova) para se ter um bom desempenho. No entanto, o trabalho acaba por compensar visto que, se for bem feito, os resultados são muito satisfatórios, se bem que possa ter que se esperar algum tempo e ter-se bastante trabalho até estes se mostrarem. Resumindo e concluindo: pela frente é bom e importante, embora dê trabalho.

4.2 Por cima: Por cima não tem muito que se lhe diga; basicamente consiste sempre dos mesmos movimento: prá frente, pra trás, p'rá frente, p'pra trás. No entanto, e embora seja enfadonho, o esfreganço por cima não deve ser descurado, pois o aparecimento e alargamento de buracos pode ser critico neste sitio, pois a parte de cima vai estar muitas vezes em contacto com a comida, e como os buracos são sensíveis, deixa de se puder apreciar convenientemente o prazer de comer, devido a dores. Em suma, por cima é enfadonho, se for descurado pode levar a complicações.

4.3 Por trás: Ora bem , por trás é a ultima fase, mas no entanto tão digna de nota como todas as outras. Sendo aquela em que há mais dificuldade em termos de visibilidade, há quem aconselhe um espelho, para se ter consciência do estado em que está esta zona. Quanto à lavagem propriamente dita, é mais complexa do que por cima, mas não tanto como pela frente, pois não há a necessidade de utilizar tantas posições para ter o mesmo efeito. No entanto tenho que avisar que há perigos por trás, e que um deles é o excesso de vigor. Pode acontecer, quando se está entusiasmado, ou com pouco tempo, que se utilize uma força e velocidade demasiado elevada. Tal pode levar a alguma perda de controlo e a fazer com que a escova vá bater na gengiva, na parte da frente. Isto é mais fácil de acontecer quando se lava os dentes da frente, pois a escova ao vir para cima sai da zona dos dentes, e ao ir para baixo vai bater nas gengivas. Mais uma vez, juntando conhecimentos: por trás é Importante, no entanto se for feito com descuido, pode levar a lesões.

Passo 5: O 5º passo é o final. Consiste de retirar os resíduos da lavagem através do bochechamento de pequenas quantidades de água. Sobre este assunto não tem muito que se lhe diga, a não ser o ter cuidado para não desperdiçar água e o facto de por vezes ser preciso bochechar repetidamente até se eliminar todo e qualquer sabor residual, resultante da lavagem.


Está concluído. Ao fim de 3 exaustivos dias lá consegui acabar esta coisa xD

7 comentários:

Leto of the Crows - Carina Portugal disse...

Acho que depois disto vou passar a não lavar os dentes xD

Muito imaginativo, nem eu seria capaz de escrever desta tão surreal forma =P

Z de Zé disse...

Ai leto leto, o objectivo deste post é o contrario, que as pessoas passem a lavar mais os dentes. ''Surreal'' Eis uma palavra que nunca me ocorreria para descrever o que eu escrevo xD

Anónimo disse...

bem gabrielis, pode-se dizer que explicaste muito bem o acto de lavar os dentes, com todos os preliminares e assim,tambem foste elucidativo acerca de outros assuntos, mas nao falemos disso agora pois fica mal falar disso juntamente com lavagem de dentes...

gostei do post, (bruno)

Anónimo disse...

bem gabrielis, pode-se dizer que explicaste muito bem o acto de lavar os dentes, com todos os preliminares e assim,tambem foste elucidativo acerca de outros assuntos, mas nao falemos disso agora pois fica mal falar disso juntamente com lavagem de dentes...

gostei do post, (bruno)

Anónimo disse...

Faltou.t os lados, q eu passo agora explicar (sem ter qualquer pretenção de imitar o teu magnifico estilo)

4.4 Pelos lados,é semelhantes ao por cima, o movimento é smp p'ra frente, p'ra tras,mas tem a vantagem de ser um movimento mais longo, onde podemos relaxar. De facto pelos lados é a minha maneira preferida.

Francisco Norega disse...

Ahahahahah.

Estiveste bem, marta xD


Quanto ao post... bem, sem comentários xD Já tinha visto o rascunho e por acaso tinha ficado curioso mas... rebentaste com a escala. x) Temos de ir jogar um jogo de matrecos xD

Z de Zé disse...

Bruno: Lol, por acaso não me lembrei de dividir o texto em preliminares e o texto propriamente dito xD. Outros assunto? que outros assuntos? hih

Marttokas: Se gostas p'los lados, não te posso criticar. Gostos não se discutem.

Kiko: ''Rebentaste com a escala'' =D Os matrecos vai ter que ficar para sexta.