20/02/09

Cores.



Esta está neste post, pois foi ela que me inspirou para o escrever. Aconselho por isso a que a deixem a reproduzir enquanto lêem.

O mais provável é que aquilo que eu vou escrever a seguir seja uma montanha de barbaridades, que não façam qualquer sentido se forem vistas a partir de um prisma científico, mas de qualquer forma fica a ideia.


O pensamento em si foi: ''Os nossos olhos apenas conseguem captar uma pequena parte do espectro electromagnético, pois é a radiação que chega em maior quantidade à superfície terrestre, mas e se conseguíssemos ver todas as cores?''

A novel lógico, acho que tem fundamento – se aquela pequena parcela do espectro que nós vemos nos apresenta uma infinidade de cores, quantas existiriam no espectro completo? Além de que a verdade é que existem animais que conseguem ''ver'' outras radiações, nomeadamente as cobras, como os infravermelhos. O ser humano tentou copiar esta habilidade, e actualmente existem aparelhos que nos permitem ''ver infravermelhos'', mas para isto ser possível, continuamos a utilizar as cores nossas conhecidas.


Penso que o mundo seria muito diferente se possuíssemos essa habilidade, pois as cores não se manteriam estáticas: se um corpo estivesse mais quente, as cores deles mudariam; se se estivesse num local com pouco ozono estratosférico, as cores seriam influenciadas pelos ultra-violetas; até poderíamos ver directamente as microondas a ter efeitos nos alimentos. A vida seria muito mais fácil para os que utilizam asa deltas e parapentes, porque conseguiriam ver os poços de ar quente que os elevariam, e encontrar um local fresco num dia de verão seria só olhar em volta. Alem de que para evitar locais com uma quantidade elevada de radiações nocivas era só olhar para o ar e ver se elas vinham lá. E para juntar a tudo isso, podia ver-se literalmente quando uma pessoa estava com febre, por exemplo.

No entanto nem tudo seriam rosas. O mundo estaria muito mais poluído visualmente, pois está cheio de ondas rádio e de TV, que são utilizadas nas comunicações. No entanto, se os sensores de diferentes espectros fossem órgãos específicos, então poderíamos limitar-nos a ''fechar os olhos'' a isto, alem de que provavelmente as comunicações teriam evoluído de outra maneira.

Por outro lado, o espaço, que com as nossas capacidades já é deslumbrante, provavelmente ficaria ainda mais belo. As estrelas mais quentes seriam ainda mais brilhantes, os pulsares seriam claramente visíveis, etc. e talvez até os buracos negros ficassem visíveis, pois seriam mais notórios os efeitos deles sobre a matéria que os rodeia.

Mas a maior vantagem que poderíamos obter disto, era que dava para ver quando davamos os calores a alguém xD


7 comentários:

Francisco Norega disse...

Genial, como te tinha dito.

Já tinha pensado em algo do género, mas nunca pensei em todas as implicâncias que isso traria.

Mesmo muito bom ;)

Z de Zé disse...

Kiko: Brigado. Aposto que só pensaste em outros tipos de implicações, com essa mente suja que tens xD

Anónimo disse...

sim senhor, belo post, e o primeiro sem preversidades(aquilo no fim nao se pode considerar preverso), muito bem pensado, nunca me ocorreria tal coisa, muito bom mesmo.

continua a postar

(bruno

Francisco Norega disse...

xD

Foram pensamentos induzidos pela tua ideia de pôr uma frase perv no final xD

Z de Zé disse...

Bruno: Bem, não podia deixar que o nível do blog se continuasse a afundar, algum dia tinha que fazer um post menos perv.

Kiko: Pois pois, e agora vens para aqui a tentar desculpar-te a dizer que eu te induzo coisas hmph.

Bruno Fehr disse...

Ahahaha, eu a ler o texto muito interessado e sério, só para ser desconcentrado no final. Que boa vantagem seria :)

Z de Zé disse...

Bruno: Realmente, tornaria a vida mais fácil.