18/01/11

Jantar

Sempre que tenho um teste no dia seguinte, faço questão de ter um jantar especialmente saboroso, preparado por mim. É claro que muita gente discorda da minha definição de "saboroso", até eu mesmo algumas vezes. Mas este até ficou bom, por isso vou deixar aqui a receita. É para uma pessoa, mas os cogumelos chegam para duas.

Ingredientes:
1 Banana
1 Laranja
1 Lata pequena de cogumelos(champignon)
4 Batatas (mais ou menos, dependendo que quantas se consegue comer)
2 colheres de sobremesa de quejo da serra (ou outro queijo de colher mais suave)
Cerveja
Natas
Pimenta
Oregons
Sal


Descascam-se as batatas, cortam-se às rodelas e põem-se a fritar.

Numa frigideira aquece-se um pouco de óleo (mesmo pouco, para os cogumelos não ficarem todos oleosos), e despejam-se os cogumelos lá para dentro. Tempera-se com pimenta, oregons e sal a gosto (atenção - uma lata de cogumelos é uma quantidade pequena, por isso cuidado para não os salgar). Deixa-se fritar um pouco. Adiciona-se cerveja suficiente para quase cobrir os cogumelos, e deixa-se em lume brando (ou médio se se estiver sem paciência)até quase toda a cerveja evaporar. Corta-se aproximadamente 1/4 de uma banana média, corta-se a banana duas vezes longitudinalmente, e mais duas vezes transversalmente, para se obterem 12 pedaços mais pequenos. Juntam-se os pedaços de banana aos cogumelos, e meio pacote de natas (eu usei um pacote inteiro, mas meio deve chegar). Deixa-se em lume brando, até as natas ficarem espessas. A banana vai dar um sabor adocicado ao molho e aos cogumelos. Quanto mais tempo tiverem os cogumelos ao lume depois deste passo, mais doces vão ficar, por isso vão provando o molho, e apaguem quando acharem que está bom. Da primeira que me meti a inventar deixei o molho a apurar muito tempo e os cogumelos ficaram tão doces que estavam praticamente intragáveis.

Enquanto o molho apura, descasca-se a laranja e corta-se às rodelas (espessura aproximada de um dedo). Depois, divide-se os gomos das rodelas, que dá mais jeito para comer.

No final quando estiver tudo pronto, servir num prato, com duas colheres do queijo.

Eu aconselho a comer os diversos ingredientes por esta ordem: laranja, cogumelos, batatas, queijo. Os sabores assim complementam-se.

Sugestões:

Pode adicionar-se às batatas alecrim na fritura, para dar um sabor diferente às batatas.

Sem comentários: